Parceria das grandes teles com os ISPs regionais - SD-WAN

Por Thiago Silva em 01/09/2021
Parceria das grandes teles com os ISPs regionais - SD-WAN

   Cada vez mais, por meio das mídias especializadas no segmento de telecomunicações, vemos grandes empresas desse segmento anunciando que apostam na parceria com os provedores de internet regionais como parte de sua estratégia para ampliar a distribuição de seus produtos. Estariam as grandes teles querendo surfar no crescimento que os ISPs regionais estão registrando? 

   A verdade é que as novas opções competitivas estão reduzindo as receitas que as grandes teles faturam com links do tipo VPNs over MPLS no mercado corporativo, e a proposta de parceria junto aos provedores, vem da oferta de tecnologias como SD-WAN, uma das mais fortes tendências para conectar aplicações em nuvem e redes corporativas, responsável pela diminuição da demanda das VPNs over MPLS.

Mas o que essa alteração no mercado representa em termos de novas oportunidades de receita para os provedores de internet?

 As grande teles passaram a homologar os ISPs como parceiros para entrega de conectividade no cliente final, de modo que ela possa posicionar um appliance de tecnologia SD-WAN,  com métodos mais eficientes e econômicos para inserirem novas conexões de rede.

   Hoje, o mercado de serviços de rede gerenciada é tradicionalmente dominado pelas grande empresas de telecomunicações. É verdade que a proposta com SD-WAN (WAN definida por software) pode ajudar os provedores de internet a aumentarem a rentabilidade enquanto atendem às tendências de mercado WAN para as grandes teles. Mas qual seria a barreira para o ISP regional passar a entregar a solução completa e assumir o protagonismo ao invés de fornecer apenas a conectividade dentro de sua rede?

   Na Fixar, acreditamos que essa alteração no mercado representa novas oportunidades de receita para os ISPs regionais além da parceria com as grande empresas de telecomunicações.  O aumento no número de filiais e usuários remotos está levando as empresas a encontrarem métodos mais eficientes e econômicos de conexões de rede com serviços e aplicações na nuvem que requerem conectividade mais segura e confiável via banda larga. Isso mesmo, com a tecnologia SD-WAN, os links entre matriz, filial e usuários remotos não precisam mais serem dedicados.

O que é SD-WAN?

   SD-WAN consiste em uma rede definida por software que simplifica o gerenciamento e a operação de uma WAN, separando o hardware de rede do seu mecanismo de controle.

Como funciona?

   De uma maneira simplificada, podemos dizer que o ISP define os parceiros (outros ISPs) que atenderam os vários pontos de presença de um cliente com internet banda larga e com um SLA de atendimento. O provedor de serviços gerenciados controla o provisionamento,  roteamento e a latência de pacotes, filtro ou limitação de conteúdos tudo através de nuvem. Os clientes podem conectar seus data centers, filiais e usuários móveis com acesso direto e seguro entre eles, com mesmo sintoma de um link dedicado. A rede também oferece segurança, como firewalls, anti-malware e IDS / IPS  integrados no appliance. 

   Com a SD-WAN, os ISPs podem explorar fortemente o mercado corporativo, substituindo os serviços de MPLS (Multiprotocol Label Switching) por uma banda larga mais econômica e flexível (incluindo conexões VPN seguras), fornecendo roteamento e proteção contra ameaças, além de economizar custos com circuitos caros e simplificar o gerenciamento das redes WAN, inclusive fora do perímetro de sua rede física.

   Por fim, a SD-WAN pode ajudar os provedores a diversificarem os seus serviços,  aumentando a rentabilidade enquanto atendem às tendências de mercado WAN corporativo.

 

Fontes:

Site: Cisco Merki
https://meraki.cisco.com/pt-br/products/security-sd-wan/

Blog: Cisco
https://blogs.cisco.com/networking/evolution-cisco-sd-wan-revolution-for-enterprises-with-cloud-first-strategy

Site: Infonova
https://www.infonova.com.br/gestao-de-ti/sd-wan-e-rede-gerenciada/

Site: Infra News Telecom:
https://www.infranewstelecom.com.br/sencinet-aposta-em-parceria-com-provedores-de-internet/

Site: Telesintese
https://www.telesintese.com.br/isps-e-operadoras-aposta-da-riverbed-para-crescer-no-pais/

Site: Telecom Webnar.com
https://telecomwebinar.com/2018/02/23/sd-wan-para-provedores-de-servicos-ameaca-ou-oportunidade/

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..